19 de abril de 2018

Descobr’Ansião



O Projeto “Descobr’Ansião”, surgiu da necessidade de aproximar as crianças à sua realidade local, assim e neste ano 2018, Ano Europeu do Património Cultural, a Rede de Bibliotecas de Ansião idealizou, construiu e implementou este projeto que visa essencialmente levar os nossos alunos a ler o mundo, a ler o concelho, a ler o passado e o presente para que consigam construir o futuro. 

O Público-alvo são os alunos do 3.º ano do Agrupamento de Escolas de Ansião, num total de 92 alunos inseridos em 7 turmas.

Os seus objetivos são:

1 - Conhecer o meio local, valorizando a sua identidade como parte integrante desse meio; 

2 - Fomentar uma prática pedagógica entre a sala de aula e a Biblioteca Escolar (BE), promotora de aprendizagens globais e articuladas; 

3- Contribuir para a valorização pelos alunos, da sua identidade, dos seus contextos e locais de vida; 

4- Proporcionar aos alunos atividades diferentes e do seu agrado, de forma a promover o seu interesse em aprender. 

Este plano articula com um dos objetivos gerais da disciplina de estudo do meio “Reconhecer e valorizar o seu património histórico e cultural e desenvolver o respeito por outros povos e culturas, rejeitando qualquer tipo de discriminação” e articula também com os objetivos específicos para o 3.º ano – O passado do meio local. 

Vai ainda ao encontro de objetivos preconizados no Manifesto das Bibliotecas Escolares emanado da Federação Internacional das Associações de Bibliotecários e de Bibliotecas, especialmente - organizar atividades que favoreçam a consciência e a sensibilização para as questões de ordem cultural e social;


DESCRIÇÃO DA EXECUÇÃO DO PROJETO 
Foto 1




Este projeto iniciou-se com a construção de maquetes em formato de mapa das seis freguesias que compõem o concelho de Ansião. 

O formato de cada freguesia, foi então desenhado e recortado num cartão de maquete, separadamente, mas de forma a que todas as peças se encaixassem perfeitamente umas nas outras, em puzzle, originando o formato real do concelho, de acordo com a imagem ao lado. 

Foi colocado o brasão identificativo de cada freguesia na maquete (Foto 1).


As freguesias que compõem o concelho de Ansião são seis, assim como também são seis as instituições escolares, podendo corresponder assim, uma freguesia a cada escola.

Salienta-se o facto de haver uma freguesia que já não tem nenhuma instituição escolar em funcionamento (Pousaflores) e haver outra freguesia (Ansião) que tem duas Escolas a funcionar. Neste caso, uma das Escolas da freguesia de Ansião dedicou-se ao conhecimento da freguesia de Pousaflores.


Foto 2


Após esta primeira abordagem, foram impressos os monumentos e alguns edifícios importantes, existentes em cada freguesia, em plástico mágico (Aply 10331 transparente, A4), que depois foi ao forno para ficar rígido, nos quais se colocou uma base para permitir que assentem na maquete na vertical (Foto 2).

Os Estabelecimentos Escolares existentes em cada freguesia, foram representados através de casas azuis, e as Associações representativas de cada freguesia por uma casa branca nas quais se afixa o logótipo de cada uma delas. Para as Associações com equipas desportivas, ranchos folclóricos, bandas filarmónicas, escuteiros, etc , foram impressas fotografias/postais ilustrativos (Fotos 3 e 4).

Foto 3



Foto 4

De seguida foi idealizado, impresso e plastificado o Jogo Trivial do Concelho que é constituído por 110 cartões que descrevem uma Associação/Instituição/ Edifício ou Monumento, agrupados por freguesia, mas no qual a designação não consta, apenas a sua descrição (Foto 5).


Foto 5
Existem ainda, 110 cartões mais pequenos que correspondem às designações de cada Associação/Instituição/ Edifício ou Monumento. O objetivo do Jogo será associar a descrição do cartão grande à designação do cartão pequeno e preencher a maquete com todos os ícones pertencentes àquela freguesia. O aluno que identificar o ícone irá colocá-lo na maquete. O processo desenrola-se sempre da mesma forma até a maquete estar completa com todas as representações das Associações/Instituições/ Edifícios ou Monumentos existentes na respetiva freguesia (Foto 6 e 7). Cada sessão demora cerca de 60 minutos.

Foto 6

Foto 7

Este projeto tem ainda uma vertente de cidadania, pois a escola deve desenvolver desde cedo, atitudes que promovam uma cidadania ativa baseada em valores de igualdade e democracia. 

Assim, propositadamente a maquete, embora apresentasse no jogo, Trivial do Concelho de cada freguesia, a descrição da Junta de Freguesia, a representação da mesma não existia, em miniatura para que fosse colocada sobre a maquete. 

Assim o diálogo foi conduzido, de maneira a que os alunos percebessem que a Junta teria que ser eleita, pelos habitantes daquela freguesia, que neste caso, seriam eles próprios e que tal como, os seus pais e outros adultos tinham o direito de eleger os órgãos da Junta de Freguesia, eles também iriam eleger, mas simbolicamente, pois neste caso, seria a eleição do edifício. Foram então desafiados a construir a sua Junta, recortaram, pintaram e montaram pequenas casas que representavam as Juntas de Freguesia. 

Dessas casas foram escolhidas quatro que foram a eleições, num ato eleitoral que se realizou em cada escola (Fotos 8 e 9).


Foto 8

Foto 9


Os alunos votaram (Fotos 10, 11 e 12).
Foto 10

Foto 11

Foto 12

Seguidamente assistiram à contagem dos votos e ao apuramento da Lista vencedora, cuja Junta, acompanhou, depois, a maquete da sua freguesia pelas restantes escolas (Foto 13).


Foto 13

Desta forma, os alunos são levados a conhecer o meio local, valorizando a sua identidade, que era um dos objetivos do projeto, mas também perceberam que podem ser parte integrante desse meio, exercendo a sua cidadania de forma responsável, e autónoma, conhecendo e exercendo os seus direitos e deveres, baseado no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo. 

As seis freguesias passam pelas seis escolas e no Dia Mundial da Criança estarão expostas, no Centro Cultural de Ansião, formando todo o concelho.


Maria José Cristóvão

Professora Bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Ansião


Sem comentários: