11 de dezembro de 2017

Direitos Humanos



Dia 10 de Dezembro - 
Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a 10 de Dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) traduziu-se na afirmação de um conjunto de valores que são a base dos direitos de todos os seres humanos, qualquer que seja a sua nacionalidade, raça, religião, sexo ou condição social.
Desde a sua aprovação, até aos nossos dias, a sociedade mundial sofreu profundas alterações. As lutas contra o colonialismo, o apartheid, os movimentos contra a discriminação sexual, racial e contra a discriminação da mulher, foram passos em frente importantes na aplicação dos direitos humanos em muitos países.
Hoje, contudo, é ainda necessário continuar a falar desses direitos consagrados pela DUDH.

Que dizer da morte diária de milhares de crianças por subnutrição?
Que dizer das populações que não têm direito à educação?
Que dizer das vítimas de guerra e de tortura?
Que dizer dos abusos sexuais?
Que dizer…?

À semelhança de anos anteriores, também este ano a Biblioteca da Escola Básica nº 2 de Avelar e o Clube Europeu, não deixarão esquecer esta data.

Na próxima 3ª feira, dia 12 de dezembro, no intervalo das 11.45h, realizar-se-ão algumas atividades, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância dos princípios subjacentes à Declaração Universal dos Direitos Humanos.


Aparece e participa!


Sem comentários: