4 de dezembro de 2017

Cultura portuguesa mais pobre- morreu Zé Pedro


30 de novembro. Morreu Zé Pedro. E o panorama cultural português ficou mais pobre.


Fundou os Xutos e Pontapés através de um anúncio de jornal em busca de membros e, dos ensaios na garagem, viu o sonho levantar voo na sua primeira atuação em 1979. Tinha 22 anos, e manteve-se até ao fim como guitarrista dos Xutos.
Nascido a 14 de setembro de 1956 em Lisboa, José Pedro Amaro dos Santos Reis lutou corajosamente durante vários anos contra a doença hepática e a doença oncológica, facto que nunca ocultou do seu público. Era aliás frequente, nos seus concertos, ouvir-se o público gritar o seu nome, enquanto lhe dirigia palavras de coragem. A coragem que Zé Pedro teve até ao fim.

No início de novembro , Zé Pedro despediu-se do público português com um concerto dos Xutos & Pontapés, no Coliseu de Lisboa, durante o qual os fãs, conhecendo o seu frágil estado de saúde, demonstraram inequivicamente o seu carinho.
A este carinho dos fãs, Zé Pedro respondeu desta forma algumas horas depois, através das redes sociais, poucas semanas antes do fim:

"Como sabem, tenho andado na luta da vida com alguns problemas de saúde... Tentei e tento dar sempre o melhor de mim. O vosso carinho, o vosso amor, a vossa energia, toda a força que me transmitem é-me tão forte e vital que só posso humildemente agradecer... Obrigado também a todos os que ontem gritaram o meu nome e fizeram com que tivesse força para continuar naquele palco até ao fim".  

A Equipa da Biblioteca deixa aqui a sua homenagem a este músico que atravessou e marcou várias gerações de portugueses.


Sem comentários: