24 de outubro de 2017

Foi assim a festa da Biblioteca

24 OUTUBRO – DIA INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES
Comemoração dos 20 Anos de RBE da Biblioteca de Avelar


Este ano letivo, o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares foi comemorado de forma diferente no nosso Agrupamento. Festejaram-se os 20 anos de integração na Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) da Biblioteca da Escola Básica Nº2 de Avelar. A data foi assinalada com uma pequena festa à volta dos livros, da poesia e com muita música. 

No evento esteve presente a Direção do Agrupamento, Dra. Ermelinda Mendes e Dra. Isabel Serra, o Senhor Presidente do Conselho Geral, Dr. Rui Rosa, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Ansião, Dr. António José Domingues, o Senhor Vereador, Dr. Alexandre Moreira, a Coordenadora Interconcelhia da RBE, Dra. Lucília Santos, a Bibliotecária da Biblioteca Municipal de Ansião, Dra. Teresa Ramos, a Representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Dra. Albertina Ferreira, professores, alunos, pais e encarregados de educação e assistentes operacionais.

Ouvimos, com muita atenção, as palavras amáveis que os nossos convidados proferiram, os Embaixadores da Leitura deste ano letivo foram empossados, aceitando, deste modo, serem agentes ativos na promoção da leitura, ouvimos com muito prazer, o Professor José António Abreu, numa manifestação poética, quando declamou o “Manifesto Anti-leitura”, de José Fanha, os alunos do Clube Europeu (Beatriz Branco, Guilherme Estévão, Mara Gomes, Inês Furtado e Márcia Dias), presentearam-nos com momentos de poesia e a Bárbara Ferreira, acompanhada à viola pelo Pedro Ferreira, maravilho-nos quando entoou a “Pedra Filosofal”, de António Gedeão e “Chuva”, cujo poema é da autoria de Jorge Fernando, mas popularizado pela voz de Mariza.

Antes de cantarmos os parabéns e apagarmos as velas, ainda ouvimos um bocadinho da história da nossa Biblioteca, contada pela Dra. Lucília Santos, agora Coordenadora Interconcelhia da RBE, mas que na altura e durante muitos anos, foi a professora bibliotecária nesta escola.
Depois das agradáveis palavras que a Dra. Isabel Serra nos dirigiu, e para finalizar, cantámos os parabéns, saboreámos algumas iguarias e ao redor de uma mesa, continuou-se, ainda por mais um bocadinho, a falar de livros e de leitura.
Clicar para ver mais fotografias






Sem comentários: