4 de abril de 2017

Semana da Leitura


E ainda...


Porque queremos um público cada vez mais comprometido com a leitura, a Semana foi intensa e recheada de atividades.
Na Escola Básica de Avelar, dinamizou-se a biblioteca itinerante Bibliomóvel dirigida à comunidade escolar. Durante dois dias, à hora do almoço, algumas alunas do 9.º E percorreram o espaço escolar numa "pasteleira" carregada de livros, oferecendo leituras diversificadas e facilitando a requisição domiciliária. 
E porque é nossa preocupação permanente motivar os alunos para a leitura, para o livro, e contribuir para um despertar cada vez mais cedo para o prazer de ler realizámos, também, a Feira do Livro. Esta decorreu de 27 a 31 de março, e foi rica em emoções e momentos mágicos.

Os livros foram fornecidos pela Livraria Soares, de Pombal, e puderam ser adquiridos por um preço mais baixo do que o preço de capa.
Todas as turmas da nossa escola passaram por lá, e os alunos acompanhados pelos professores de Português, antes do contacto com os livros e de os folhearem, ouviram histórias e/ou poemas lidos pelos seus professores.

Os mais pequenos, também visitaram o espaço e ouviram, com muita atenção, alguns poemas do livro Se Tu Visses o Que Eu Vi, de António Mota, com ilustrações de Elsa Navarro.


O prazer de ler poesia

Os alunos do 7º E, F, G e 8º D, do professor José António Abreu, proporcionaram um momento diferente do habitual aos seus colegas do oitavo e nono ano, ao dinamizarem uma sessão de declamação de poesia, a que deram o nome de “Primavera: prenúncio do amor”.
Leram, duma forma peculiar, poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen, Alberto Caeiro e Eugénio de Andrade.
Esta atividade de animação e promoção da leitura de poesia pretendeu estimular os alunos para a linguagem poética.


E também se leu em Inglês


Os alunos do 9º ano colaboraram com a Semana da Leitura na divulgação de textos em Língua Inglesa, parte dos programas da disciplina como Extensive Reading.
Os alunos da turma D realizaram a leitura expressiva do texto “New York Message” para os colegas do sétimo ano e, no dia do encerramento da Semana, os alunos da turma E dramatizaram o texto “The Starfish”
Todos os alunos participaram com gosto e revelaram empenho para proporcionar momentos de prazer na leitura em Língua Inglesa.









O Prazer de Ler…Histórias

“O livro é aquele brinquedo, por incrível que pareça, que, entre um mistério e um segredo, põe ideias na cabeça” – Maria Dinorah


E foi mais um momento mágico que os alunos do 1º ciclo viveram!
Com voz suave, a Teresa Mendes encantou e distribui magia quando contou a Rainha das cores, de Jutta Bauer; Era uma vez uma raiva, de Blandina Franco e José Carlos Lollo; De que cor é um beijinho? de Rocio Bonilla ou o Livro sem Bonecos de B. J. Novak.
Esta atividade para além de proporcionar aos mais pequenos o contato com o mundo dos livros procurou, ainda, aliciá-los para o prazer de ler e proporciona-lhes instantes de incentivo à imaginação.



A Comunidade escolar teve, ainda, possibilidade de assistir a uma palestra intitulada "A ascensão do Homem em Camões e em Saramago" proferida pelo Professor José António Abreu.

Com estas iniciativas, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento procuram seduzir as crianças e os jovens para o encanto das palavras, o gosto pelos livros e pela leitura, cumprindo a sua missão!




Sem comentários: